Texto de apoio
elaborado por Sara Milreu, relativo ao módulo “Ferramentas para o Recrutamento
de Adultos” integrado na 1.ª acção de formação da AEG-Portugal.
(adaptado do "Generational diversity in the BSA
workplace", dos Boy Scouts of América)
Diferentes
gerações,
diferentes aspirações
Trabalhar com as diferentes gerações
Os
Veteranos
As
atitudes e características desta geração face a qualquer tipo de trabalho
projecto baseia-se num sistema de valores influenciado pela II Guerra Mundial e
a Grande Depressão.
Pontos fortes: são bastante
estáveis e leais, seguem as regras e desempenham as suas funções conforme
esperado.
Atitude geral: são práticos mas
conservadores, evitando correr riscos excessivos.
Atitude perante a
Autoridade:
a sua atitude face à autoridade é de respeito.
Estilo de Liderança: têm preferência
por um estilo de liderança baseado nas hierarquias militares, em que a
antiguidade é um posto.
O que os desmotiva: ficam desmotivados
e são afastados pela vulgaridade e pela falta de educação ou civismo.
Experiência face à diversidade: viveram tempos em
que a segregação étnica e o preconceito eram “normais”
Informação sobre o
desempenho:
a sua visão sobre a informação de desempenho é a de que “não ter notícias, é
uma boa notícia”
Objectivos de
carreira:
quando entraram no mercado de trabalho a perspectiva era a de segurança no
emprego e um emprego para a vida.
Conselhos
Devemos
mostrar respeito e deferência para com esta geração, não só pela sua
experiência mas também pelo trabalho que realizaram.
Devemos
ouvir atentamente esta geração, pela sua sabedoria e conhecimentos em diversas
áreas que experienciaram.
Necessitam
de algum reforço positivo, mas sem exageros, já que se trata de uma geração
orientada para o grupo e para o “nós”.
A não esquecer
Esta
geração tem fantásticas competências de comunicação interpessoal, que lhes
permitem compreender e agradar aos outros. O conhecimento acumulado
permite-lhes parar para pensar e tomar decisões ponderadas. Têm uma abordagem
descontraída aos problemas, que lhes permite analisar o contexto global sob as
diferentes perspectivas.
A
Geração do Pós-Guerra
Esta
geração entrou no mercado de trabalho aos milhares, criando uma geração
competitiva com características muito próprias.
Pontos fortes: são indivíduos
muito competitivos dispostos a vencer em nome da equipa, independentemente dos
sacrifícios envolvidos.
Atitude geral: atitude positiva,
sempre à procura do sucesso.
Atitude perante a
Autoridade:
têm uma relação de amor/ódio face à autoridade. A sua visão quase obsessiva de
viciados no trabalho pode fazer com que fiquem ressentidos com superiores que
não reconheçam devidamente os seus esforços, bem como com colegas ou
subordinados que não se empenhem tanto como eles próprios.
Estilo de Liderança: as palavras de
ordem são liderança participada e consenso na equipa.
O que os desmotiva: tendem a ficar
desmotivados pelo preconceito e estreiteza de vistas, a que alguns chamam
politicamente incorrecto.
Experiência face à
diversidade:
assumem um activismo decorrente dos movimentos a favor dos direitos civis que
foi típico da sua época.
Informação sobre o
desempenho:
acreditam numa avaliação do desempenho bem efectuada e periódica, com base em
objectivos mensuráveis e claramente formulados.
Objectivos de
carreira:
reconhecimento, posição e estatuto social, procuram a melhoria das condições de
vida.
Conselhos
Reconhecer
devidamente o tempo que esta geração de viciados no trabalho investe nas
actividades e projectos.
Premiar
da melhor forma possível as suas vitórias, sucessos e contributos.
Usar
uma linguagem optimista, salientando os objectivos e resultados positivos.
Ser
sucinto. Esta geração tem diversos afazeres que lhes dominam a atenção e
monopolizam o seu tempo: pais idosos de quem tomam conta, filhos ou netos que
requerem a sua atenção e um emprego a manter.
A não esquecer
Esta
geração tem conhecimentos alargados e profundos sobre uma série de campos do
saber e factos da vida que já experienciaram. São membros com um forte sentido
ético que lutam para atingir os objectivos trabalhando incansavelmente.
A Geração X
Esta geração cresceu ao sabor do fracasso das instituições
fundacionais da identidade nacional e do início da revolução digital, com
claros reflexos sobre o seu sistema de valores e forma de encarar qualquer tipo
de trabalho.
Pontos fortes:
filhos de viciados no trabalho, esta geração aprendeu a defender-se e a provar
o seu valor desde muito cedo, adaptando-se rapidamente a novas situação e
tirando o máximo proveito da tecnologia disponível.
Atitude geral:
cepticismo, pessimismo e necessidade de “ver para crer”.
Atitude perante a Autoridade: esta geração não se deixa intimidar ou impressionar pela
autoridade.
Estilo de Liderança:
preferem uma abordagem à liderança baseada nas competências e provas dadas, e
que seja clara e directa.
O que os desmotiva:
não se deixam levar por exageros e clichés.
Experiência face à diversidade: integração plena e igualdade de direitos é tudo o que
esta geração conheceu e não aceitará nada menos do que isso.
Informação sobre o desempenho: preparem-se para dar e receber informação sobre o
desempenho honesta e directa a qualquer momento.
Objectivos de carreira: acreditam que o valor se baseia no conhecimento adquirido e que
o sucesso é um activo precioso que está nas suas mãos obter.
Conselhos
Esta geração céptica precisa de provas da credibilidade de
qualquer projecto ou actividade, por isso é necessário estar pronto para dar
provas do sucesso.
Apresentar os objectivos a curto prazo; os planos e
actividades devem ser apresentados com um prazo máximo de 6 meses a 3 anos.
Tempo é dinheiro para esta geração, se trabalharam até
tarde num dia esperam poder chegar tarde no dia seguinte, se trabalharam num
projecto ou actividade poderão não querer participar na seguinte. Não abusar da
sua boa vontade.
Nunca esquecer que a Geração X dispõe de vários espaços
onde afirma a sua identidade: ginásio, emprego, colectividades, etc...
São pessimistas por natureza, pelo que é preciso prever
planos de contingência e substituição para qualquer projecto ou actividade.
Ser específico, nada ambíguo quanto ao que se espera deles
e dos contributos que podem dar.
Acreditam que o seu valor se baseia no conhecimento
adquirido e no desenvolvimento pessoal, se não encontrarem possibilidades de
aprendizagem e desenvolvimento contínuo é natural que se desmotivem e saiam da
organização.
A não esquecer
Esta geração empenha-se em projectos de sucesso, em
tarefas claras e concisas que lhes são atribuídas e que realizam com êxito. Assumem
claramente a responsabilidade e a lealdade necessárias para levar um projecto
ou actividade a bom termo.
A Geração do Milénio
Esta geração de adolescentes-adultos que foi protegida à
exaustão pelos pais, tem uma visão optimista do futuro e objectivos nobres, mas
sente dificuldades em centrar os seus esforços.
Pontos fortes:
são capazes de ser polivalentes e executar diversas tarefas ao mesmo tempo, as
suas competências tecnológicas são quase inatas devido ao contacto com a
internet e todas as outras ferramentas de comunicação.
Atitude geral:
atitude optimista e altas expectativas.
Atitude perante a Autoridade: estão habituados a ser monitorizados e vigiados (pais,
professores, treinadores), pelo que assumem uma postura de educação e
deferência perante a autoridade.
Estilo de Liderança:
têm um estilo de liderança inclusivo e são avessos aos conflitos. Estão
habituados a que lhes seja comunicada a decisão a tomar, em vez de lhes
perguntarem.
O que os desmotiva:
são uma geração habituada a gratificação imediata e não toleram a espera ou os
atrasos.
Experiência face à diversidade: assistem a um realinhamento das maiorias raciais.
Informação sobre o desempenho: aceitam e necessitam de informação e orientação
constante sobre o seu desempenho para atingir os objectivos.
Objectivos de carreira: devido à sua capacidade de realizar várias actividades em
simultâneo encaram com naturalidade a possibilidade de agir em várias
vertentes.
Conselhos
A Geração do Milénio precisa de gratificação imediata e
constante, devemos mantê-los ocupados e permanentemente actualizados sobre o
seu progresso.
As tarefas e planos devem restringir-se ao imediato, com
um fluxo constante de informação concisa e clara que os ajude a concentrar no
essencial.
Necessitam de ajuda para estabelecer prioridades e começar
a trabalhar.
Ser directo, sem qualquer ambiguidade relativamente aos
prazos ou fases de execução dos projectos e actividades.
Evitar discursos do tipo “no meu tempo”, “quando tinha a
tua idade”.
A não esquecer
São uma geração cheia de entusiasmo que traz uma
perspectiva fresca e uma abordagem emotiva a tudo o que fazem. São viciados na
aprendizagem e têm um domínio quase absoluto dos campos da informática e
tecnologia, que sempre existiu nas suas vidas e cujos conhecimentos gostam de
partilhar e ensinar aos outros.
(Continua)
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