A
Constituição (Estatutos) da OMME, afirma que o Escotismo é um
Movimento educativo e que: “A educação, no seu
sentido mais lato, é um processo que dura toda a vida e permite o
desenvolvimento global e contínuo das capacidades de uma pessoa, como indivíduo
e como membro de uma sociedade.
Ao
contrário da visão mais comum, a educação Escotista vai muito para além da
educação formal (a educação escolar) tanto em alcance como em duração.
E a OMME
explicita: “a educação é um processo ao longo da
vida e o desenvolvimento não tem lugar apenas durante os anos de formação (infância e
adolescência). Continua ao longo da vida. Como “processo”, tem altos e
baixos – períodos mais activos, intensivos, significativos – que precisam de
apoio”.
“Como processo de desenvolvimento contínuo das capacidades de uma pessoa, o objectivo da educação é contribuir para o pleno desenvolvimento de um individuo autónomo (capaz de tomar decisões e de gerir a sua vida), solidário (que se preocupa activamente com os outros), responsável (capaz de assumir as consequências das decisões tomadas, de manter compromissos e de cumprir aquilo a que se propõe) e empenhado (que procura viver de acordo com os seus valores e apoia os ideais que julga importantes)”.
A educação
pelo Escotismo é pois uma proposta que procura exercer influência no cidadão
para agir, por si, em favor do próprio e ao serviço da sociedade, considerando
que:
Como individuo, deve contribuir para o desenvolvimento de todas as suas capacidades, em todas as áreas do desenvolvimento - física, intelectual, emocional, social e espiritual.
Como membro de uma sociedade, deve contribuir para o desenvolvimento de uma consciência social colectiva e preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade e à sua história e evolução.
Como individuo, deve contribuir para o desenvolvimento de todas as suas capacidades, em todas as áreas do desenvolvimento - física, intelectual, emocional, social e espiritual.
Como membro de uma sociedade, deve contribuir para o desenvolvimento de uma consciência social colectiva e preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade e à sua história e evolução.
Estas duas
dimensões não podem ser dissociadas, uma vez que não há educação sem uma
procura do pleno desenvolvimento do potencial duma pessoa, e não há educação
sem a aprendizagem
da vida com outros, enquanto membros da comunidade local, nacional ou
internacional.
Por
outro lado, a Constituição Mundial da ISGF/AISG refere que:
“Os Fins da ISGF / AISG são encorajar os seus
membros a:
a) Guardar bem vivo o espírito da
Promessa e da Lei, tal como estabelecidos por Baden-Powell, fundador dos
Movimentos Escotista e Guidista, num processo de aprendizagem contínua;
b) Transmitir esse espírito nas
comunidades em que vivem e trabalham através do serviço activo em prol da
comunidade; e
c)
Dar
suporte activo ao Escotismo e Guidismo nas suas comunidades locais, nos seus
países e ao nível mundial.”
assim,
em resumo, os fins do Movimento para adultos:
a) Crescimento
pessoal segundo os valores Escotistas,
b) Serviço às
comunidades em que se inserem
c) Apoio ao
Movimento juvenil.
A
Constituição da ISGF enumera, ainda, três Princípios:
a) Respeitar a vida e os direitos
humanos;
b) Contribuir para a compreensão
mundial, especialmente através da amizade, tolerância e respeito pelos outros;
c) Trabalhar em prol da justiça e da
paz, assim criando um mundo melhor.
Pretende-se
assim que cada escoteiro adulto, isoladamente ou em grupo (com outros
companheiros do núcleos ou de outra estrutura), desenvolva acções que
contribuam para a apreensão completa de um conteúdo
formativo que corresponda, directa ou indirectamente, aos objectivos
da educação atrás referidos.
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