Saturday, December 6, 2008

25.ª Conferência Mundial

A NOSSA FRATERNAL MARCOU MAIS UMA VEZ PRESENÇA NUMA IMPORTANTE JORNADA DO ESCOTISMO ADULTO


A 25.ª Conferência Mundial da International Scout and Guide Fellowship (ISGF), subordinada ao tema “Juntos por um Mundo melhor”, teve lugar na Uni-versidade de Viena, Áustria, entre os dias 21 a 25 de Agosto.
A cerimónia festiva que antecedeu a Conferência, decorreu com grande brilho, com a presença de uma fanfarra dos escoteiros de Viena, que sublinhava, ao som das trombetas, a entrada das bandeiras dos países representados. Em seguida, uma pequena orquestra de câmara interpretou obras de famosos compositores austríacos e um grupo de baile dançou algumas valsas, contagiando a enorme assistência, que aplaudiu entusiasmada.
A conferência foi aberta pela presidente do Comité Mundial da ISGF, Martine Lévy, que se dirigiu aos mais de cento e cinquenta delegados e quase tre-zentos observadores, que representavam os 47 países presentes ou representados, para lhes dar as boas vindas e pôr à aprovação o regimento da assembleia, bem como a respectiva presidência e comité de resoluções.
Foram designados Alfred Partsch (Áustria) e Carole Bowen (UK), para presidente e vice-presidente, res-pectivamente. O comité de resoluções ficou consti-tuído por: Gjermund Austvik (Suécia), Jean-François Levy (França) e Ahmed Benmansour (Tunísia). Da delegação portuguesa, representada por dois ele-mentos de cada uma das Associações Nacionais de Antigos Escoteiros e Guias (a FAEP, a FNA e a AAG), fizeram parte Mariano Garcia (NP rep.), José Ribeiro (IS), Midá Rodrigues, Rui Macedo, Fernando Alves e Ana Rodrigues.
A conferência aprovou como membros titulares da ISGF a Jordânia, a República Democrática do Congo, o Bahrein e o Gana. A Argentina tinha também apre-sentado a sua candidatura como membro titular, não podendo contudo ser aceite, por não ter sido recebi-da a aprovação das associações escoteira e guidista da Argentina.
A conferência decidiu também aceitar como membro associado a Costa do Marfim.
Os trabalhos decorreram em bom ritmo, tendo sido aprovados: por unanimidade, o Relatório Trienal do Comité Mundial e o Relatório Financeiro, com três abstenções.
A conferência elegeu [por escrutínio secreto] quatro novos membros do Comité mundial, a saber: Mohamed Ajaj Muftah da Líbia, Bensaid Abdelaziz de Marrocos, Paul Lokossou do Benin e Harald Kesselhem da Alemanha.
No último dia da conferência, o Comité Mundial fez conhecer que tinha eleito como presidente e vice-presidente respectivamente, Brett Grant da Austrália e Anne Dupont da Bélgica.
A Conferência despediu-se dos membros que terminaram o seu mandato no Comité Mundial - Martine Lévy, Bjorg Walstad, Nejib Gharbi, Leny Doelman, Abdesslam Benmoussa e Suresh Lalwani - com calorosos aplausos de agradecimentos pelo trabalho que realizaram.
Ao dar posse aos novos membros do Comité, Martine Levy, sublinhou que pela primeira vez o presidente não é um europeu e que também pela primeira vez o Comité Mundial é constituído por membros dos cinco continentes.
Objecto de várias intervenções e análises atentas dos delegados, as propostas de alterações aos Estatutos e ao Regulamento Geral da ISGF foram, também, aprovadas. A estes documentos nos referiremos em próximo boletim.
Depois de debatido em demoradas reuniões sectoriais, a Conferência aprovou o Plano de Acção 2008/2011, documento importantíssimo para o desenvolvimento das Associações Nacionais (NSGF) de Escoteiros Adultos e da ISGF, sobre o qual nos iremos debruçar, também, em próximos boletins.
Luc Panissod, secretário-geral da Organização Mundial do Movimento Escotista (OMME) falou da sua associação e dos projectos de cooperação com a ISGF passados, presentes e futuros.
Lisbeth Lijnzaad, membro do comité mundial da Associação Mundial das Guias e Escoteiras (WAGGGS) falou e sublinhou a importância do suporte da ISGF à WAGGGS.
O Movimento Adulto Escoteiro Católico Italiano (MASCI) apresentou a sua candidatura para a realização da 26.ª Conferência mundial, a realizar na província da Lombardia [norte da Itália] em 2011, que foi aceite por unanimidade pela Conferência.
No período denominado Tempos de Acção, a Associação das Antigas Guias (AAG) apresentou um interessante trabalho sobre o apoio que está a dar ao desenvolvimento do Guidismo em Cabo Verde.
No período de informação sobre acontecimentos futuros a Fraternidade Nuno Alvares (FNA) convidou os participantes para a seu 6.º acampamento nacional e 2.º jamboree nacional para adultos a realizar em Sintra de 30 de Julho a 2 de Agosto.
Rui Macedo

No comments: