quarta-feira, 6 de julho de 2011

Núcleo de Setúbal - Comemorações dos 100 anos do Escotismo em Portugal





















No dia 18 de Junho, pelas 15:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal, perante interessada assistência, constituída por membros da Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal, da Associação dos Escoteiros de Portugal, da Fraternidade Nuno Alvares, do Corpo Nacional de Escutas, dos Desbravadores, e representantes de diversas entidades convidadas e, também população local, teve lugar a anunciada sessão comemorativa dos 100 anos do Escotismo em Portugal.


Presidiu à sessão, em representação da Câmara Municipal de Setúbal, o vereador sr. Carlos Rabaçal, também ele antigo escoteiro, tal como todos os seus filhos que são ou foram escoteiros na AEP ou no CNE. A abertura da sessão e a apresentação do orador estiveram a cargo do companheiro Paulino Lopes – coordenador do núcleo de Setúbal. O orador foi o companheiro Rui Macedo, Presidente do Conselho Director da FAEP, que de forma eloquente fez uma abordagem inicial ao nascimento do escotismo mundial, passando depois a historiar o início do escotismo em portugual, tendo feito algumas revelações surpreendentes sobre a ordem de fundação dos diversos grupos em território português.


Exposição sobre o Centenário do Escotismo Português (1911 – 2011)Ainda no dia 18 de Junho, pelas 16:30 horas, na Praça de Bocage, em Setúbal, foi inaugurada a exposição fotográfica sobre o Centenário do Escotismo Português. Esta exposição esteve patente num pavilhão gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Setúbal, do dia 18 até dia 26 de Junho e destinou-se à divulgação do Escotismo junto da população Setubalense. Dela constavam cerca de 18 fotografias das mais antigas que o núcleo conseguiu recolher e que de uma forma simples tentaram retratar os primeiros tempos do escotismo em Portugal e mais concretamente em Setúbal.

Sem comentários: