Saturday, October 15, 2011

26.ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DA AISG / ISGF

A 26.ª Conferência Mundial da AISG/ISGF teve lugar na região da Lombardia, Itália, na cidade de Como, entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro.

Cerca de 500 participantes de 43 países tomaram parte nela.


Na Conferência Mundial têm assento como delegados 4 representantes de cada país – O Comité de Amizade de Antigos Escoteiros e Guias – agregando as 3 associações portuguesas de escoteiros e Guias Adultos é a entidade que representa Portugal.
A delegação nacional foi presidida pela Companheira Ana Rodrigues da Associação das Antigas Guias [AAG] e foi composta por Midá Rodrigues também da AAG, António Fontinha da Fraternidade Nuno Álvares [FNA] e Rui Macedo da Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal [FAEP].
Como observadores estiveram ainda 14 elementos da AAG e 3 da FAEP.


A Conferência foi organizada pelo Movimento Adulto dos Escoteiros Católicos Italianos [MASCI], (a Fraternal Escoteira e Guia de Itália) e decorreu na Villa Olmo, um antigo palacete situado na margem Norte do Lago Como, frente à cidade, construído entre 1782 e 1812, sob a diração do arquitecto Cantoni, onde abundam pinturam e esculturas mitológicas, evocando as leis que regem o Universo e realizadas por Dominico Pozzi.

Fora das sessões oficiais, os participantes puderam trabalhar em grupos de trabalho a fim de elaborar o novo plano de acção para 2011-1014 e também conviver durante os intervalos e as excelentes excursões realizadas no 5.º dia.

A Conferência foi presidida pelo Companheiro Riccardo della Rocca de Itália, tendo sido vice-presidente a Companheira Carol Bowen do Reino Unido.

O tema da Conferência, “Os bens comuns: a água a terra e o ar”, foi apresentado pelo Professor Simone Morandini.

A Conferência acolheu dois novos países, como membros associados: O Burkina Faso e a Zambia.

Nela foi aprovado o Relatório Trienal, as contas e o Orçamento para o próximo triénio.
Do Relatório consta um anexo (IV) subcripto pelos Presidentes do Comité Mundial da Fellowship e da Organização Mundial do Movimento Escotista, referente a uma Declaração conjunta das duas associações. No ponto n.º 1 relativo à Missão e natureza das duas organizações refere-se que: “É compativel que os adultos que actualmente teem um papel na sua própria organização juvenil de escoteiros e escoteiras em apoio aos jovens, escolham também pertencer à AISG/ISGF como um serviço voluntári adicional, suposto que entendam que a sua pemanencia na AISG/ISGF é de uma natureza diferente dos Dirigentes escoteiros ou instrutores”. .
Foram também aprovadas algumas alterações à Constituição Mundial, entre elas o n.º. 2 do artigo 1 que agora indica:
2. Admissão de adultos
Podem ser membros da AISG/ISGF por filiação a uma Associação Nacional ou ao Ramo Central, os adultos membros actuais ou antigos das Organizações membro da Associação Mundial de Guias e Escoteiras e da Organização Mundial do Movimento Escotista, assim como os adultos que não tendo tido tal filiação no passado, estejam dispostos a subscrever os valores do Escotismo e do Guidismo”.
Importa referir que esta sempre foi a prática da FAEP, desde a sua fundação em 1951.


De entre 10 candidatos, quatro foram eleitos para o Comité Mundial da Fellowship para um mandato de 6 anos. Virginia Bonasegale da Itália, Nana Gentimi da Grécia, Verna Lopez do Curação e Maria da Piedade (Midá) Rodrigues de Portugal. Prosseguem o seu mandato no Comité Mundial por mais 3 anos, Arald Kesselheim da Alemanha, Paul Locussou do Bénin, Abdelaziz Bensaid de marrocos e Muftah Ajaj da Líbia.
A nova Presidente do Comité Mundial é a nossa Companheira Midá Rodrigues que será secundada por dois vice-presidentes, Abdelaziz Bensaid e Nana Gentimi.
Os membros que deixam o Comité Mundial são Linda Bates do Canadá, Ales Cerin da Eslovénia, Anne Dupont da Belgica, Brett D. Grant da Austrália, Rigmor Lauridsen da Dinamarca e Mario Sica de Itália.

A Austrália foi escolhida para realizar a 27.ª Conferência Mundial, a ter lugar em Sidney de 19 a 24 de Setembro de 2014.



Todas as noites decoreram sessões recreativas com a apresentação de diferentes países, de colectividades locais ou das 2 associações escotistas italianas, a AGESCI e o CNGEI .

No comments: