Sunday, October 11, 2015


Marinha Ensina Socorrismo a Escoteiros.

No dia 5 de setembro o Companheiro Hélder Duarte e Silva, elemento da Direção da Fraternidade, ministrou Treino de Suporte Básico de Vida para elementos adultos do Grupo 11  Odivelas da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), no Alfeite. 


O treino foi ministrado na qualidade de Primeiro-tenente Médico Naval, Chefe do Centro de Treino Prático de Socorrismo da Marinha Portuguesa.


O Camarada Fred José Dias Bastos, Oficial da unidade e antigo escoteiro do 11 também por lá deu um pulinho... Por sorte, estava de serviço à Escola de Tecnologias Navais!


Esta ação visou dotar os dirigentes e caminheiros do Grupo 11 com conhecimentos de Suporte Básico de Vida, que lhes servirão e aos elementos do Grupo, nas actividades que desenvolvem. Foi um excelente exemplo de como a Fraternal pode ajudar a criar pontes entre organismos da AEP e a Sociedade.


O treino em socorrismo é um assunto muito sério, mas respeitando as melhores tradições da marinha e do Escotismo, decorreu de modo muito descontraído, divertido e enriquecedor, tanto para formandos como para formadores.


Ficamos na esperança que o Chefe Álvaro de Melo Machado1, apesar de há muito ter partido para o Eterno Acampamento, tenha notícia desta actividade que juntou as três organizações que mais amou.


1- O Chefe Álvaro de Melo Machado foi Comandante da Marinha Portuguesa, Fundador da Associação dos Escoteiros de Portugal e Fundador da Fraternal Escotista de Portugal (então designada de Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal)


No comments: