Sunday, November 21, 2010

O EMBLEMA DA AISG / ISGF




O símbolo da AISG/ISGF, criada em 1953, é representado por um emblema composto por uma flor-de-lis [lírio] vermelha, onde existem duas estrelas brancas incorporadas, aplicada sobre um fundo de trevo branco.
Uma orla negra ou azul contorna a flor-de lis e o trevo.

O emblema contém vários significados.
O seu desenho tem por base os emblemas da Associação Mundial das Guias e Escoteiras (VAGGGS) e da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), com o objectivo de significar que a AISG/ISGF e aquelas duas associações fazem parte do movimento mundial que deu origem ao Escotismo.
As suas cores, branca e vermelha, significam respectivamente a pureza e o amor.
A flor-de-lis lembra-nos a agulha da bússola que nos permite manter no caminho certo. As três pétalas da flor-de-lis e do trevo simbolizam a Promessa Escotista/Guia e as duas estrelas de cinco pontas a Lei do Escoteiro/Guia. O anel em torno de flor-de-lis simboliza a solidariedade.

O símbolo da AISG/ISGF é aplicado também em emblemas específicos da AISG/ISGF, como seja o que diz respeito ao seu RAMO CENTRAL (Central Branch) ou o relativo á geminação ( que é uma maneira dos membros se envolverem internacionalmente ) aos seus diferentes níveis - individuo a individuo, núcleo (guilda) a núcleo ou entre Associações Nacionais -, e que foi criado em 1989.

Grande parte das associações nacionais também incorpora nos seus emblemas nacionais o símbolo da AISG/ISGF, tal como acontece com a FAEP ou a AISG-Espanha.

No comments: