Sunday, March 13, 2011

7.ª Conferência Europeia da AISG/ISGF

Reunindo mais de 350 participantes de 23 países da Região Europeia, assim como muitos observadores de países fora da Europa, realizou-se entre os dias 3 e 7 de Novembro a 7.ª Conferência Europeia da AISG/ISGF, que teve lugar, em Agia Napa, uma pequena cidade situada na costa Sul do lado Oriental da ilha de Chipre.

A reunião teve como lema “A Paz e a Amizade no seio da AIGF/ISGF”.

Sessão Plenária

Os Delegados Portugueses

A Delegação Portuguesa

O dia 4 de Novembro foi o primeiro dia dos trabalhos. Começou pelas 8.00 horas com uma reflexão a que se seguiram 4 ateliers sub-regionais, todos subordinados ao tema “A Europa Rumo ao Futuro”. O içar das bandeias, frente ao hotel deu-se pelas 10,40 horas, seguindo-se a Cerimónia Oficial de Abertura, onde o cipriota dr. Thermis Themistocleous proferiu uma palestra subordinada ao tema da Conferência.

No período da tarde a Presidente do Comité Europeu, Jane Wardropper, apresentou o seu relatório trienal, que foi aprovado. Foram tam-bém discutidas e aprovadas as contas do triénio, que apresentavam o parecer favorável do Comissário Gjermund Austvik, da Suécia.

Também neste período da manhã o Presidente do Comité Mundial, Brett Grant, dirigiu uma mensagem a todos os presentes.

Ponto importante da sessão foi a aprovação das alterações aos Estatutos da Região Europeia, de acordo com a proposta do Comité Regional, já submetida à apreciação da equipa jurídica do Comité Mundial. Dos Estatutos constam os seguintes capítulos: 1. Filiação; 2. Objectivos: 3. Fins; 4. Línguas; 5. Sub-Regiões; 6 Comité Regional Europeu; 7. Principais funções dos seus membros; 8. Duração do Mandato; 9. Reuniões e Votos, 10. Conferência da Região Europeia; 11 Finanças e 12. Alterações aos Estatutos.

Assim, o Comité Europeu continua a ser composto por quatro membros, um de cada sub-região, com substituição de dois a cada dois anos. Foram, por isso votados dois novos membros, ficando constituído o novo Comité para o período de 2010/2013, que se apresentou aos delegados no final da Conferência, com a seguinte composição:
Presidente – Olav Balle, da Noruega
Vice-Presidente – Hans Slanec, da Áustria
Tesoureiro – Photis Mammides, do Chipre
Secretária – Kathleen Diver, do Reino Unido

O Plenário aprovou também uma recomendação para o uso da língua alemã durante os próximos seis anos.

No dia 5, não houve sessão de trabalhos. O dia foi destinado a visitas e a activi
dades culturais, tendo começado com a visita de todos os participantes á capital, Nicósia, onde a Presidente do Município nos deu as boas vin-das, referindo-se com apreço à meritória obra do Escotismo.

Os participantes dividiram-se depois para seguirem circuitos diferentes: um virado para a arqueologia, outro mais focado para as igrejas bizantinas e um outro para as regiões vinícolas do Chipre.

No dia 6, seguiram-se as sessões de trabalho, primeiramente com reuniões sub-regionais e um atelier sobre a Paz. Neste, foi analisado o papel dos mídia (TV – rádio - imprensa) na propagação das iniciativas de Paz na Europa e no Mundo. Das várias intervenções, pode traduzir-se um pensamento comum: a Paz constrói-se dia a dia a partir de cada um de nós, dentro do nosso íntimo. da nossa casa, do nosso local de trabalho, do nosso clube, da nossa comunidade, etc. É obrigação de todos e de cada um trabalhar para a Paz, porque é preciso alcançá-la para o futuro do homem no mundo.

Ao fim da manhã e já em plenário, foram lidos os relatórios das sub-regiões.

A Presidente da WAGGGS Europa, Lara Tonner e o Presidente da OMMS Europa Craig Turpie, usaram também da palavra, tendo ambos evidenciando o interesse da AISGF/ISGF no suporte e ajuda às associações dos jovens.

Durante a tarde e em sessão plenária seguiram-se as apresentações de algumas associações nacionais. Portugal através de cada uma das suas associações, deu a conhecer o trabalho desenvolvido, tendo a secretária internacional da FAEP, Sara Rocha, feito a apresentação da nossa associação de escotismo adulto.

A Conferência terminou na manhã do dia 7 com uma cerimónia religiosa realizada na Igreja Ortodoxa de Agia Napa. A próxima conferência europeia será organizada pela Sub-Região Norte, e terá lugar na Noruega

A todos os participantes foi distribuída uma camisola e um lenço oficial, que os tornaram mais visíveis e os encorajaram a fazer novos amigos na população local.

No comments: