Sunday, February 20, 2011

22 de Fevereiro - DIA DO FUNDADOR


O 22 de Fevereiro marca o aniversário do nascimento de Lord Baden-Powell, o fundador do Movimento Escotista. Por interessante coincidência, Baden-Powell (nascido em 1857) e sua esposa Olave Baden-Powell (nascida em 1889) faziam anos no mesmo dia.

Quase todas as Associações Escotistas Nacionais por todo o mundo, celebram esta data como “ O dia do Fundador”. Este dia é considerado como uma oportunidade para aprender mais sobre a vida de BP e de (re)ler a sua obra. Os seus escritos são uma fonte de inspiração para inúmeras pessoas e estão incrivelmente actuais nos nossos dias.

O 22 de Fevereiro é também celebrado pelas guias e escoteiras do mundo inteiro como “dia mundial do Pensamento”. É um dia para reflectir sobre o sentido do Guidismo e do Escotismo e acerca dos outros países e das outras culturas.

A Fraternal, não pode deixar de recomendar a todos os antigos escoteiros, assim como a todos os actuais escoteiros que dediquem [em especial naquele dia] alguns momentos à meditação sobre os ideais de fraternidade que o Movimento proporciona e fomenta, assim como o privilégio que para eles constitui a dádiva das vidas de BP e Olave BP e a inspiração que tiveram ao criar os Movimentos Escotista e Guidista, bem como o trabalho de tantos Escoteiros e Guias que deram continuidade à iniciativa do Fundador, o que permitiu que essas realidades chegassem até nós.

Eis algumas frases de BP, assim como a sua última mensagem.

FINALIDADE DO ESCOTISMO
“Toda a finalidade do Escotismo, é pegar no carácter do rapaz na fase em que o entusiasmo está aquecido ao rubro, forjá-lo devidamente e promover e desenvolver a sua individualidade – de modo a que o rapaz se eduque a si mesmo para se tornar homem recto e cidadão prestável para a sua pátria”
Escotismo para Rapazes

“ A nossa finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e senhores de vistas mais largas do que as gerações anteriores, e desenvolver assim a paz e a boa vontade por meio da camaradagem e da cooperação, em substituição de rivalidade prevalecente entre classes, religiões e países que tantas guerras e convulsões tem produzido”
Jamboree Out 1932

CARÁCTER
“Por carácter equilibrado entendo uma maneira de ser calma e imbuída de bom senso por parte do individuo, que lhe permita resistir ao pânico ou a deixar-se arrastar pelo espírito de rebanho e, pelo contrário, manter a cabeça no lugar e olhar em frente com coragem e optimismo apercebendo-se do que é melhor para a comunidade, e desta forma ajudar a conduzir a nação em segurança através do nevoeiro das ideias contrárias para a atmosfera límpida da paz e da prosperidade”
Mensagem dirigida o encontro de Comissários Regionais Adjuntos, para a divisão Clã - Jan. 1933

SERVIÇO
“ O serviço não é só para os tempos livres. O serviço deve ser uma atitude da vida, que encontra oportunidades para a sua aplicação prática em todos os momentos”
Velada de Caminheiros - cerca de 1927

“Por serviço quero dizer a submissão do egoísmo à vontade de ser útil aos outros, sem preocupação de retribuição ou recompensa”
Jamboree Janeiro 1927

“Diante de cada homem abrem-se dois caminhos:
O do egoísmo ou o do serviço.
O egoísmo é mais cómodo, o serviço envolve sacrifício.
Mas se se sacrifica para servir, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real – cheia de felicidade.”
Caminho do Triunfo

FRATERNIDADE MUNDIAL
“O espírito é que conta. A nossa Lei e Promessa de Escoteiros, quando realmente as pomos em prática, afastam todas as ocasiões de guerras e lutas entre nações”
Escotismo para Rapazes

Peço-vos que façais uma escolha solene. Existem diferenças de pensar e de sentir entre os povos do mundo, tal como existem diferenças físicas e de língua. A guerra ensinou-nos que, se uma nação tentar impor a sua vontade particular às outras nações, uma cruel reacção seguir-se-á inevitavelmente”
Apelo de encerramento. Primeiro Jamboree Mundial Ag. 1920

ÚLTIMA MENSAGEM

Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.

O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.

Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes – apegai-vos sempre à vossa promessa escotista – mesmo depois de já não serdes rapazes, e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo
Baden-Powell of Gilwell

No comments: