terça-feira, 1 de novembro de 2011

WOSM E ISGF ASSINAM DECLARAÇÃO CONJUNTA




Declaração Conjunta acordada em 14 de Junho de 2011 entre a WOSM e a ISGF

1. Missão e natureza das duas organizações

A WOSM (Organização Mundial do Movimento Escotista) e a ISGF (Amizade Internacional de Escoteiros e Guias) são duas organizações independentes, ambas baseadas nos fins do Escotismo mas com elementos diferenciadores próprios.

As suas missões são, respectivamente, as seguintes:

A Organização Mundial do Movimento Escotista é uma organização independente, não política e não governamental, cujo objectivo é promover o Movimento Escotista em todo o mundo através da promoção da unidade e do conhecimento dos seus objectivos e princípios, facilitando a sua expansão e desenvolvimento, bem como a manutenção do seu carácter específico. O Movimento Escotista é um movimento voluntário, não político, educativo para jovens, cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens nas vertentes física, intelectual, emocional, social e espiritual enquanto indivíduos, cidadãos responsáveis e membros das sua comunidades locais, nacionais e internacionais, em conformidade com os objectivos, princípios e método concebidos pelo Fundador. Os adultos são uma componente intrínseca da WOSM, na medida em que dão um apoio directo ou indirecto aos jovens das Associações Escotistas Nacionais de acordo com o método Escotista e através deste.

A Amizade Internacional de Escoteiros e Guias é uma organização mundial para adultos que presta apoio à WOSM e à WAGGGS (Associação Mundial de Guias e Escoteiras), baseada nos ideais e princípios Escotista / Guidista expressos na Promessa e na Lei, estando aberta a todos os antigos membros das organizações juvenis pertencentes à WOSM e à WAGGGS, bem como a adultos que não tiveram a oportunidade de ser Escoteiros/Guias/Dirigentes na sua juventude. Os seus objectivos são ajudar os seus membros a manter vivos os valores adquiridos no Movimento Escotista juvenil, com vista a dar um apoio activo à WOSM e à WAGGGS, prestar serviço às suas comunidades e potenciar o desenvolvimento pessoal contínuo dos seus membros. Os adultos a desempenhar funções nas organizações Escotistas ou Guidistas juvenis podem pertencer simultaneamente à ISGF, enquanto associação de cariz voluntário e complementar, entendendo que a natureza da sua pertença à ISGF tem um carácter completamente diferente da sua acção enquanto Dirigente activo.


2. Ideais partilhados

As duas organizações concordam que os seus ideias partilhados constituem a melhor base para a sua colaboração.


3. Adultos no Movimento Escotista Mundial

A ISGF reconhece que uma das prioridades essenciais da WOSM se prende com os “Recursos Adultos no Movimento Escotista”, enquanto programa sistemático de gestão dos recursos adultos, com vista a melhorar a eficácia, compromisso e motivação dos Dirigentes. A ISGF considera que o papel dos seus membros é distinto do papel dos adultos no seio da WOSM.


4. Convenções com organizações internacionais

Antes de encetar relações com terceiros, especialmente com organizações internacionais, sejam elas intergovernamentais ou não governamentais, a ISGF deverá consultar a WOSM e não prosseguirá sem consentimento desta.


5. Apresentação e política de relações públicas

Na sua apresentação e política de relações públicas, a ISGF envidará esforços para evitar a adopção de terminologias, o desenvolvimento de planos de acção ou a realização de actividades que possam ser contrárias, competir ou criar confusão de papéis, responsabilidades e competências com a terminologia, planos de acção ou actividades dos órgãos próprios da WOSM.


6. Relacionamento com organizações não reconhecidas

A ISGF, em conformidade com o objectivo de prestar apoio activo à WOSM, envidará esforços, tanto ao nível nacional como internacional, por restringir a sua colaboração às Associações Escotistas devidamente reconhecidas pela WOSM e evitar relações oficiais com organizações “Escotistas” não reconhecidas por ela.


7. Relacionamento com organizações nacionais membro

A WOSM e a ISGF comprometem-se a tratar as questões que possam surgir ao nível nacional em conformidade com os princípios enunciados na presente declaração.


8. Estruturas de coordenação e cooperação

A WOSM e a ISGF consideram que algumas das disposições contidas na Constituição da ISGF são importantes para assegurar uma boa cooperação entre as duas organizações, especialmente no que se refere aos pontos 3, 4, 5 e 6 supra. Faz-se referência, em particular, à existência de um membro no Comité Mundial da ISGF com direito a voto designado pelo Comité Mundial da WOSM e à necessidade de as Organizações Nacionais membro da ISGF serem reconhecidas pelas respectivas associações juvenis nacionais pertencentes à WOSM, não apenas no momento da sua fundação, mas enquanto reconhecimento permanente. Igualmente importante é a decisão do Comité Mundial da WOSM de nomear um dos seus membros como ponto de contacto com a ISGF.


9. Convites mútuos

A WOSM e a ISGF continuarão a convidar-se mutuamente para as suas Conferências Mundiais e Regionais, estabelecendo assim mais um canal para melhorar a compreensão mútua e colaboração entre elas.


10. Apoio da ISGF à WOSM e às suas organizações nacionais

A WOSM reconhece o apoio prestado pela ISGF tanto ao nível mundial, através do seu Fundo Internacional para o Desenvolvimento, como no âmbito nacional, através de diversas iniciativas levadas a cabo pelas associações nacionais pertencentes à ISGF em colaboração com as respectivas Associações Escotistas nacionais.


Assinado e datado:
Simon Hang-Bock Rhee
Presidente do Comité Mundial da WOSM

Brett D. Grant
Presidente do Comité Mundial da ISGF

2 comentários:

Giancarlo Valente disse...

Muito obrigado por esta informação.
Gostaria de ajudar na divulgação da mesma aqui em território brasileiro, assim como no lusófono.
Por respeitoso dever de cronica, esclareço que mantenho ligação com o MASCI italiano.

FAEP - Escotismo Adulto disse...

Companheiro Giancarlo, obrigado pelo seu contacto. Porque se trata de um documento publicado não vemos qualquer inconveniente na sua divulgação. Aliás, pensamos copiar aqui a sua versão em português, logo que a mesma esteja pronta.
Saudações fraternas
Fraternal