Sunday, May 13, 2012

Formação de adultos: uma necessidade crescente nos nossos dias



Do pequeno caderno "Stade Aperte" distribuido aos participantes na 26.ª Conferência Mundial da ISGF/AISG, reproduzimos aqui, a primeira parte de mais um tema: Formação de Adultos, uma necessidade crescente nos nossos dias.

O terceiro milénio trouxe-nos um cenário completamente novo, com desafios novos e antigos que se colocam aos homens e mulheres do nosso tempo, instando-os a ultrapassar fronteiras que se constituem como verdadeiros desafios à civilização.

Quando pensamos em algumas destas novas fronteiras, facilmente se compreendem os tipos de dificuldades e tarefas que toda a Humanidade é chamada a desenvolver:

  1. A massiva onda migratória do sul para o norte
  2. O desenvolvimento por todo o mundo de novas formas de terrorismo, crime organizado, crises económicas e financeiras, problemas ao nível das fontes energéticas, alterações climáticas
  3. As inúmeras zonas latentes de guerra ainda existentes
  4. O número crescente de pessoas que vivem abaixo do limiar de pobreza ou subsistência
  5. A crise, especialmente no mundo ocidental, das instituições que sempre foram consideradas como a espinha dorsal da sociedade humana, como a família, o estado social, etc.
  6. A nova visão relativamente à idade adulta, que deixou de ser considerada como um ponto de chegada comum a todos, para passar a ser encarada como uma fase subjectiva, que deve ser continuamente construída a partir da adolescência e até ao fim da vida.
Em face destes enormes desafios, os homens e mulheres dos nossos dias parecem fragilizados, frequentemente incapazes de assumir as necessárias responsabilidades e enfrentar adequadamente os problemas. Na realidade existe até a percepção de que uma esperança média de vida mais longa não é contrabalançada por um maior desenvolvimento psicológico ou maturidade.

Assistimos actualmente a uma necessidade crescente de adultos dos dias de hoje, uma clara necessidade de encontrar locais e oportunidades onde eles se possam encontrar e desenvolver em conjunto, de modo partilhado, novas possibilidades de expressão das suas aspirações e desejos na idade adulta. Trata-se de uma espécie de formação em que o adulto se envolve de forma voluntária quando quer desenvolver as suas capacidades pessoais ou gostos, sem pretender aumentar directamente as suas competências profissionais. Nesta esfera, o principal objectivo do adulto é o seu desenvolvimento integral de modo a melhorar cada vez mais a sua qualidade de vida e posicionamento social.

No comments: