Monday, October 14, 2013

Mensagem da Fraternal na Sessão Solene do Centenário

Escoteiros,
 
Nenhum de nós, os adultos que fazemos parte da Fraternal tem cem anos de escoteiro. A própria Fraternal tem só 63 anos. Mas temos a obrigação de conhecer a história da Associação dos Escoteiros de Portugal desde o seu começo, em 1913.
Por isso, viemos aqui dizer-vos que temos muito orgulho nessa história na qual também participámos durante alguns anos, e estamos muito gratos aos fundadores e aos pioneiros da AEP pela maravilhosa obra que nos legaram, curvando-nos respeitosamente perante a memória de cada uma dessas ilustres personalidades.

Orgulhamo-nos de ter sido e ainda sermos escoteiros, porque o Escotismo é um Movimento que promove a educação para a cidadania e, apesar da sua idade centenária, é um Movimento jovem e actual porque os seus ideais, que guiaram os escoteiros do passado, são os mesmos ideais que servem de farol aos escoteiros do presente, que desejam ardentemente traçar os caminhos do seu próprio futuro.

Queremos, num abraço fraternal, saudar os dirigentes da AEP, pedindo-lhes que se mantenham atentos aos conselhos de Baden-Powell, continuando o seu esforçado trabalho que enche de alegria muitos milhares de crianças e jovens, e lhes proporciona esta verdadeira escola da Vida, que é o Escotismo, com os seus Princípios e Método de orientação para que se tornem melhores cidadãos, conscientes e úteis para o serviço do seu semelhante e da nossa sociedade.

Para vós, Escoteiros de Portugal, vai o nosso voto de que o dia de hoje seja um dia inesquecível nas vossas vidas e que o vosso grito de alegria por pertencerem ao Movimento Escotista perdure por muitos anos no vosso pensamento, iluminado pela chama de um ideal de amor e fraternidade, na construção de um mundo de mais solidariedade, justiça social e igualdade de oportunidades.

“Uma vez escoteiro, sempre escoteiro”

 
Vivam os Escoteiros de Portugal


 

No comments: