Sunday, December 2, 2012

JOGO " O EXPLORADOR "

Grande jogo escotista, para adultos

O Escotismo é alegria, é aventura, é JOGO…

É esta a principal recordação que nos fica, a todos aqueles que somos ou um dia fomos escoteiros, ou de que ouvem falar aqueles que nos rodeiam, sejam amigos ou familiares de escoteiros…

Por isso, no ano em que se comemoram os CEM ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL [AEP], e para além das actividades que a AEP certamente irá promover, desejamos pela nossa parte, celebrar aquele centenário de uma forma lúdica e aventureira, ao melhor “estilo escoteiro”.

Assim, à semelhança do que está a ser praticado pelos nossos companheiros da AISG-Espanha, a FRATERNAL vem convidar todos os adultos que estejam ou já estiveram ligados ao escotismo [actuais, antigos e familiares de escoteiros] a confraternizar connosco e participar no grande jogo, O EXPLORADOR”.

Este jogo desenvolve-se apoiado nas novas tecnologias, uma vez que o envio de elementos será “on-line”, mas a realização das actividades terá de ser real, devendo ser comprovada através de fotografias, vídeos ou relatórios escritos.

Na realidade, este é um convite para participar, de uma forma divertida e despreocupada, no nosso Grande Jogo “O EXPLORADOR”, não sendo para isso necessária qualquer inscrição.


Instruções de Participação:

Propõe-se a concretização de diversos objectivos, dentro das seguintes áreas:
- Actividades sociais e de ajuda à comunidade;
- Actividades de ar livre;
- Defesa e Protecção da Natureza;
- Tradições, cultura e artesanato;
- Confraternização.

Existem duas modalidades de participação:
Modalidade 1: Equipas com um mínimo de 4 pessoas e um máximo de 8.
Modalidade 2: Individual.
Nota: a participação pode ser apenas numa das actividades referidas, ou
em quantas se pretender.

MODALIDADE 1: EQUIPAS

Actividades sociais e de ajuda à comunidade
EQUIPA SOCIAL- A equipa terá de realizar uma Boa-Acção colectiva, em favor de uma comunidade local.

Actividades de ar livre
EQUIPA DE CAMINHADAS - A equipa terá de realizar um mínimo de 75 km, por caminho rurais / naturais, repartidos em diferentes saídas/caminhadas.
EQUIPA CICLISTA - A equipa terá de realizar um mínimo de 250 km por estradas rurais ou caminhos naturais, em diferentes saídas ou etapas.

EQUIPA RURAL
- A equipa terá de elaborar um dossiê, referenciando 4 ou mais lugares a que atribua condições para possíveis acampamentos, ou valorize como localidades abandonadas merecedoras de visita. Ex.: casais, solares, monumentos, locais para actividades escotistas ou para reuniões no meio natural.
O referido dossiê deverá conter pelo menos a seguinte informação:
- Localização
- Características envolventes
- Instalações
- Disponibilidade
- Preço
- Pessoa de Contacto
O dossiê deve ser ilustrado com fotografias da equipa no local.

Defesa e Protecção da Natureza
EQUIPA ECOLÓGICA- A equipa terá de realizar uma acção de protecção da Natureza.


Tradições, cultura e artesanato
EQUIPA GASTRONÓMICA - A equipa terá de realizar um mínimo de 4 incursões gastronómicas nos meios adequados para descobrir as receitas típicas de uma região/localidade. Terão depois de as documentar e posteriormente elaborar uma ementa com elas, apresentando-as publicamente em algum evento da Fraternal.
EQUIPA MUSICAL - A equipa terá de compor três canções escotistas, sendo pelo menos uma original, gravá-las em maqueta e realizar uma actuação onde as apresente.
EQUIPA DE ARTESÃOS - A equipa terá de construir seis instrumentos musicais, realizando uma actuação onde os utilize, ou seis maquetes de construções escotistas, ou de outra natureza, com produtos reciclados.

Confraternização
EQUIPA FRATERNIDADE - A equipa terá de realizar uma actividade de intercâmbio internacional.

MODALIDADE 2: INDIVIDUAL
O concorrente deve conceber e propor pelo menos uma das seguintes actividades:

Actividades sociais e de ajuda à comunidade
VOLUNTARIADO SOCIAL - O concorrente deverá, de forma voluntária, prestar serviço de apoio num Centro Social, por um período de pelo menos 90 dias com um mínimo de 36 horas.
Actividades de ar livre
CAMINHEIRO O concorrente terá de realizar um mínimo de 60 km, por caminhos rurais/naturais, repartidos em diferentes saídas/caminhadas.
CICLISTA - O concorrente terá de realizar um mínimo de 200 km por estradas rurais ou caminhos naturais, em diferentes saídas ou etapas.
FOTÓGRAFO - O concorrente deverá apresentar uma exposição das imagens captadas em ambiente escotista, de forma não profissional, através de qualquer meio audiovisual (câmara fotográfica ou vídeo).
GEOCACHER - O concorrente deve organizar pelo menos 3 acções de formação informal sobre geocaching, acompanhadas de uma actividade em campo.

Defesa e Protecção da Natureza
EXPLORADOR ECOLÓGICO - O concorrente deverá participar na concretização de um projecto de protecção da Natureza.

Tradições, cultura e artesanato
COLECCIONISTA - O concorrente deverá preparar e realizar uma exposição de selos escotistas, ou outros artigos exclusivamente escotistas.
HISTÓRIA ESCOTISTA - O concorrente deverá produzir um texto com o mínimo de 5000 palavras, relativo a uma investigação da História do Escotismo, ou tema escotista, ao nível nacional, regional, local, ou de um Grupo, promovendo a sua publicação numa página da internet, no nosso blog da história, ou no nosso Boletim.
ARTESÃO O concorrente terá de construir três instrumentos musicais, realizando uma actuação onde os utilize ou três maquetes de construções escotistas, ou de outra natureza, com produtos reciclados.
Confraternização
COMUNICADOR - O concorrente terá de comunicar com outros Escoteiros, através de qualquer meio de difusão, notícias escotistas, escritos históricos, ou temas de formação e debate escotista. Tal deverá ser feito de forma periódica e assídua (semanal, quinzenal ou no máximo mensal) durante 3 meses. Pode ser na imprensa, rádio, TV, correio electrónico, boletins ou na Internet.

No comments: