Tuesday, April 23, 2013

23 de Abril – O Dia do Escoteiro


"S. Jorge é comemorado no dia 23 de Abril. É este o motivo por que os Escoteiros transformaram esta data no «Dia do Escoteiro», um momento cheio de significado para escoteiros de todo o mundo, em que estes reafirmam os ideais da fraternidade que enformam o nosso movimento.
Desenho de B.-P.
Para isso logo de manhã, vais ratificar, isto é, confirmar o Compromisso de Honra que prestaste quando vieste para os escoteiros, por ser uma maneira prática de provares que é fiel àquela velha fórmula que, com certeza, já ouviste repetir em diversas ocasiões: uma vez Escoteiro, sempre escoteiro. Mas não fica por aqui a celebração deste dia, visto que, de seguida, vais trocar saudações com escoteiros ou Antigos escoteiros de todo o mundo, para que seleccionaste previamente os necessários endereços. Após estas iniciativas individuais, vais reunir-te aos escoteiros do teu grupo, porque o Dia do escoteiro é sobretudo uma festa da camaradagem. É a altura de, em conjunto, saírem á rua, desfraldando alegremente bandeiras e galhardetes, a fim de mostrarem o júbilo que lhes vai na alma e quão grande é o contentamento e a satisfação que lhes dá o facto de serem Escoteiros.
Se, acaso, não puderes envergar o teu uniforme e reunires-te aos teus companheiros, mesmo assim não deixarás de assinalar esse dia memorável. Colocarás na botoeira uma rosa vermelha – a rosa de S. Jorge. Deste modo, estarás espiritualmente a fazer parte dessa grande família, dessa grande cadeia de amizade que se entrelaça na alma de várias dezenas de milhões de Escoteiros e Antigos escoteiros de todos os Continentes.
É um dia feliz o Dia do escoteiro, porque ele traduz a vitória dos ideais de paz e de boa vontade entre a gente nova nos quatro cantos do mundo."

In “Na Senda do Escotismo” Manual Para Ser Escoteiro – 1.ª edição 1985

No comments: