Thursday, April 18, 2013

5º Workshop da Região Europeia


Cinco elementos da Fraternal estiveram presentes no 5.º Workshop da Região Europeia da ISGF, que se realizou de 11 a 15 de Março, em Wandlitz, uma pequena localidade a cerca de 30 quilómetros a norte de Berlim .
Para além de Portugal estiverem presentes representantes da Áustria, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Liechtenstein, Noruega, Polónia, Roménia, Suíça e Reino Unido. 

Nana Gentimi, membro do Comité Mundial da ISGF, foi a primeira oradora, que começou por referir que tinha acabado de vir da reunião do Comité Mundial em Bruxelas e que reportaria ao Comité Mundial as conclusões do workshop.


Apresentou o kit de formação que está a ser desenvolvido pela ISGF, composto por sete volumes, a saber:
1) ISGF – informações sobre a organização, como tornar-se membro, o que fazemos, etc.
2) Lei do Escoteiro/Guia para adultos
3) O Método Escotista/Guidista para adultos
4) Adaptação do livro “velhos pensamentos... novas visões” produzido pela Noruega, onde se compilam várias citações de B.P., com imagens e desenhos sugestivos.
5) Brochura composta em colaboração com a UNHCR sobre o contributo que as associações de Escoteiros Adultos podem dar no trabalho para a paz, com refugiados e outras populações que enfrentam dificuldades
6) Projectos desenvolvidos pelas associações membro
7) Ambiente

Seguiu-se a apresentação de Harald Kesselheim, membro do Comité Europeu responsável pela ligação com o Comité Mundial, que falou das funções dos diferentes elementos que compõem o Comité Mundial, que tem como principal objectivo coordenar e apoiar as actividades das associações nacionais. Explicou que o Comité Mundial é o órgão executivo da ISGF, composto por 8 membros eleitos nas Conferências Mundiais e mais dois elementos nomeados em representação da WOSM e da WAGGGS. 


Olav Balle, membro do Comité Europeu, fez uma apresentação centrada nos objectivos, potencial e problemas da Região Europa, actualmente composta por 4 sub-regiões: Norte e Báltico, Europa Central, Europa Ocidental e Sul da Europa.
Teve ainda lugar uma apresentação pela representante Finlandesa, Doris Stockman, sobre a Conferência Europeia que terá lugar de 4 a 8 de Setembro próximo. 

Leny Doelman, administradora dos conteúdos da página Internet da ISGF, partilhou com os presentes algumas dicas e truques para construírem uma página internet para as suas organizações. Depois de uma apresentação geral seguiram-se trabalhos em grupo que permitiram aos participantes ensaiar em papel o aspecto e os menus que devem ser incluídos. Alguns dos conselhos incluíram a necessidade de ter listas nos menus com um máximo de 8 entradas, que podem posteriormente ser desdobradas; o cuidado a ter com as fotografias que devem ser relevantes e ter um bom enquadramento; a necessidade de usar sempre o mesmo tipo de letra para não “perturbar” a leitura; utilizar uma combinação de cores sóbrias e que facilite a leitura; escrever os artigos de modo curto, conciso e apelativo, não esquecendo de mencionar o que aconteceu, quais os envolvidos, onde, quando, como e porquê. 




No comments: