quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Escotismo e Guidismo para adultos em Portugal


As Associações nacionais

Em Portugal existem duas associações escotistas e uma guidista para adultos:

A Fraternal Escotista de Portugal, abreviadamente FRATERNAL, fundada a 11 de Março de 1950, é a mais antiga.
É uma associação de carácter educativo e social, aberta a todos, sem distinção de género, origem, etnia ou credo, de livre adesão, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, destinada ao desenvolvimento permanente dos seus membros e à divulgação do Escotismo.
A FRATERNAL tem por finalidade agregar antigos Escoteiros com vontade de continuar a viver o Espírito Escotista, assim como outros adultos que se identifiquem com os princípios e valores do movimento estabelecido por Baden-Powell;
A FRATERNAL tem por missão promover, apoiar e agir junto dos seus membros, encorajando-os a conservar sempre bem vivo o espírito do Compromisso de Honra e da Lei do Escoteiro e, num processo de contínuo desenvolvimento pessoal, ajudá-los a transmitir esse espírito nas comunidades em que vivem e trabalham, prestando serviço activo a essas comunidades, mobilizando-as e à sociedade em geral:
a) Na divulgação e apoio activo ao Escotismo, em especial à Associação dos Escoteiros de Portugal;
b) Na promoção da paz e do bem-estar social, numa perspectiva de formação ao longo da vida e de educação para a cidadania;
c) Na educação ambiental e protecção da natureza e dos cidadãos;
d) No estímulo ao empreendedorismo, criatividade e inovação;
e) Na cultura, desporto e lazer;
f) Na integração social, desenvolvimento comunitário e cooperação para o desenvolvimento ao nível internacional.

A Fraternidade de Nuno Álvares, abreviadamente FNA, fundada a 30 de Março de 1955, é: uma Associação privada de fiéis de opção católica, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português.



A partir do meio do ano de 2016, em situações especiais, a FNA também aceita como Associados, adultos que não tenham tido oportunidade na sua juventude de pertencerem ao Escutismo Católico, mas que se identificam com os valores e Princípios do Movimento Escutista e com os Estatutos e Regulamentos da FNA.
A FNA tem por fins:
- Desenvolver junto dos seus Associados a prática de Escutismo Adulto, à luz da Lei e dos Princípios do Escutismo Católico;
- Manter vivo o ideal escutista, na vivência da Fé e do Humanismo Cristão, no serviço voluntário ao próximo, bem como na proteção da Natureza e do meio Ambiente;
- Promover a amizade escutista universal.

A Associação de Antigas Guias (AAG), fundada a 29 de Março de 1992, é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu da vontade de um grupo de amigas, uma patrulha, em continuar a trabalhar na sociedade segundo os princípios e a lei da Guia, transmitida por Baden-Powell.
O funcionamento destas associações assenta em que cada núcleo (guilda) deve organizar e realizar todas as actividades que considera apropriadas, sem esperar orientações da direcção da associação a que pertence, uma vez que se deseja que cada núcleo (guilda) funcione na base da descentralização responsável, apesar de se manter um vinculo de ligação em cada associação.

A descentralização referida não exclui a colaboração mútua entre os associados ou diferentes núcleos, nem o que a direcção da associação, por meio de notas, boletins, circulares, formação ou actividades conjuntas, etc, etc, transmita orientações, sugira actividades, apoie iniciativas ou coordene o trabalho conjunto.

A Federação dos Escoteiros e Guias Adultos de Portugal
A Fraternal, a FNA e a AAG constituem a Federação dos Escoteiros e Guias Adultos de Portugal (FEGA) que é membro da International Scout and Guide Fellowship.
Assim as 3 associações nacionais são as associaçõesmembro da Federação e não os associados que as formam.

Objetivos:  Artigo 4.º
A Federação tem como objetivos:
1.   Representar as Associações portuguesas de adultos no Escotismo/Guidismo no plano internacional.
2.  Interligar as ações das Associações Membro, de modo a promover e divulgar a imagem do Escotismo/Guidismo para adultos.
3.  Ocupar-se dos assuntos que as Associações Membro considerem de utilidade mútua e oportunos para melhor realização dos seus fins.

As Associações Membro têm completa autonomia e não estão subordinadas a quaisquer diretivas da Federação na sua esfera interna.
Através da Federação, as Associações Membro estão representadas na ISGF/AISG e podem fazer-se representar nas Conferências Mundiais ou Regionais, ou participar em Encontros, Workshops e outras atividades organizadas pela ISGF/AISG, ou por qualquer das associações nacionais.

Sem comentários: