Thursday, August 18, 2016

Razão de ser do escotismo para adultos

1. A maioria dos que um dia prestaram o seu Compromisso Escotista, continuam sempre a respeitá-lo durante toda a vida, e a procurar fazer todo o possível por melhorar o mundo em que vivemos.
Podemos continuar, em adultos, fazendo coisas juntos, com quem um dia, em jovem, prestou o seu Compromisso como Escoteiro?


2. Por outro lado, há pessoas que, na sua juventude não tiveram a oportunidade de praticar o "Grande Jogo" do Escotismo, e agora, como adultos, desejam aderir aos valores do Compromisso Escotista.
Podemos oferecer a quem não teve a oportunidade de ser escoteiro quando jovem, poder viver o Escotismo na sua idade adulta?

O Escotismo para adultos é um movimento de Escoteiros na idade adulta, onde quem o íntegra, põe em prática os ideais do Escotismo, com a finalidade de prestar serviços à comunidade, como parte do desenvolvimento pessoal de cada um, como adulto responsável, solidário, empenhado e autónomo.

O Escotismo leva mais de 100 anos educando rapazes e raparigas para a cidadania.
Como consequência disso formaram-se muitas gerações de adultos, educados civicamente e motivados. Por isso ao terminar a sua etapa educativa no Escotismo, os adultos que não podem ou não desejam prosseguir ajudando as associações dos jovens, mas que querem prosseguir vivendo os valores da Lei e do Compromisso, devem dar a sua contribuição na transformação do mundo em que vivem, seguindo as recomendações de B. P. na sua última mensagem.
“Mantenham-se sempre fiéis ao vosso Compromisso de Honra, mesmo quando deixarem de ser rapazes”.
Podem, assim, continuar a sua tarefa, como elementos isolados ou, bem melhor, em grupos organizados. Para isso, a Fraternal proporciona a oportunidade de poder fazê-lo, na companhia de outros adultos.
A educação Escotista vai muito para além da educação formal, (a educação escolar) tanto em alcance como em duração.
A OMME explicita: “a educação é um processo contínuo de desenvolvimento que não tem lugar apenas durante os anos de formação (infância e adolescência). Continua ao longo da vida”.
A educação pelo Escotismo, é uma proposta que procura exercer influência no cidadão para agir, por si, em favor do próprio e ao serviço da sociedade, considerando que:
Como individuo, deve contribuir para o aperfeiçoamento de todas as suas capacidades e em todas as áreas de desenvolvimento - física, intelectual, emocional, social e espiritual.
Como membro de uma sociedade, deve contribuir para o desenvolvimento de uma consciência e preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade e à sua história e evolução.
Estas duas dimensões não podem ser dissociadas, uma vez que não há “educação” sem uma procura do pleno desenvolvimento do potencial duma pessoa, e não há “educação” sem a aprendizagem da vida com os outros, enquanto membro das comunidades local, nacional e internacional”.

No comments: