Saturday, April 4, 2015

Mensagem de BP: Definição de Escotismo Adulto

Quando Baden-Powell escreveu a sua última mensagem a todos os escoteiros, sintetiza de uma maneira simples, mas ao mesmo tempo magistral, a essência pura do Escotismo, não apenas como movimento educativo para jovens, mas como sistema de valores para cidadãos adultos.

Conselhos como gozar a vida vendo sempre o lado positivo das coisas, tornar-se saudável e forte para ser mais útil ao semelhante, ou viver em harmonia com a Natureza, são as linhas principais do sistema de valores implícitos no Escotismo. Inclusivamente a maneira serena de explicar aos jovens a proximidade da sua morte, põe em evidência essa sua forma de viver em sintonia total com a Natureza.

Mas o que mais chama a atenção na última mensagem de BP é a definição de felicidade para a idade adulta que ela encerra “a Felicidade não provém da riqueza nem dos êxitos pessoais, que te encaminham erradamente para a busca da felicidade individual”.
Para ele a verdadeira felicidade se ganha em pequenas conquistas diárias e reside em desviar o alvo no sentido da felicidade dos outros. Cada um encontra o seu caminho amenizando o caminho dos outros, ajudando, empenhando-se e batendo-se para sobrepor o bem colectivo acima do individual.

O lema escoteiro ”SEMPRE PRONTO”, para os que já tenham deixado o Escotismo, consiste em continuar a lutar pela ideia de deixar este mundo um pouco melhor, juntando pequenos contributos aos intercâmbios sociais.

Precisamente por eles surge o Escotismo adulto (para a idade adulta), para coordenar essas sucessivas gerações de escoteiros que, ao longo da etapa formativa, querem oferecer o melhor de si mesmos aos outros, trabalhando em equipa.

O Escotismo adulto quer ser mais do que “antigos escoteiros”. O termo, por definição, nos situa no presente, não só para recordar os bons tempos passados dentro do Grupo, mas fundamentalmente para embarcarmos em projectos actuais. Além disso, a fórmula do Escotismo adulto é tão flexível e aberta que possibilita que nele possam integrar-se aqueles que, não havendo tido a sorte de viver o Escotismo em criança, o conhecem através de seus filhos, ou de seus amigos e se sentem identifica-dos com ele. A esses se oferece a oportunidade de realizar o seu Compromisso escoteiro e converter-se em membro da associação.

Para poder delimitar cada um dos termos, deveremos clarificar a diferença entre “ESCOTISMO/GUIDISMO ADULTO” e “RECURSOS ADULTOS”.
A diferença fundamental está no tipo de vínculo que se mantém com os escoteiros/guias.
Nós, os escoteiros e guias adultos não participamos directamente nos projectos dos grupos escoteiros, a não ser de forma regrada e sempre perante petição deles.
Caracterizamo-nos por ter vida própria, com projectos com finalidade social e meio ambiente definido, ainda que, sempre de forma indirecta, se cuide do apoio aos escoteiros e guias em qualquer momento ou circunstância, contribuindo assim para a continuidade do Escotismo na sociedade actual.

 | 

No comments: