Thursday, April 2, 2015

ESCOTEIROS DE PORTUGAL Reunidos em Conferência Nacional

Com a presença de 280 dirigentes, em representação de quase todas as unidades escotistas do País, decorreu nos dias 17 e 18 de Maio, na Figueira da Foz, a 53ª Conferência Nacional da AEP.
A Fraternal esteve, como lhe compete, representada por dois elementos da Direcção, o Presidente Rui Macedo e o Secretário Nacional Mariano Garcia, que proferiram uma alocução, da qual se reproduz o seu trecho final:
 - “A educação pelo Escotismo é uma proposta que procura exercer influência no cidadão para agir, por si, em favor do próprio e ao serviço da sociedade, considerando que:
a) Como individuo, deve contribuir para o desenvolvimento de todas as suas capacidades, em todas as áreas do desenvolvimento - física, intelectual, emocional, social e espiritual.
b) Como membro de uma sociedade, deve contribuir para o desenvolvimento de uma consciência social colec-tiva e ter preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade e à sua história e evolução.
Estas duas dimensões não podem ser dissociadas, uma vez que não há educação sem uma procura do pleno desenvolvimento do potencial duma pessoa, e não há educação sem a aprendizagem da vida com outros, enquanto membros da comunidade local, nacional ou internacional” .
A vossa missão é, ninguém pode duvidar disso, trabalhar para que os vossos escoteiros venham a ser adultos autónomos, solidários, responsáveis e empenhados.
A nossa será a de ajudá-los a manter sempre bem vivo o espírito escotista, a diligenciar que trabalhem em prol das comunidades e a dar suporte activo ao Escotismo.


No comments: